Trump diz que está considerando três ou quatro nomes para o comando do Fed
Trump diz que está considerando três ou quatro nomes para o comando do Fed
Reuters
25/06/2025
HAIA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, de 'terrível' e disse que pondera sobre três ou quatro pessoas para comandar o banco central dos Estados Unidos.
'Eu sei que vou escolher entre três ou quatro', disse Trump a repórteres quando perguntado se estava entrevistando candidatos para substituir Powell.
Os principais cotados incluem o ex-diretor do Fed Kevin Warsh, o chefe do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, o atual diretor do Fed Christopher Waller, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Trump tem criticado Powell repetidamente por não reduzir a taxa de juros e tem aventado a ideia de demiti-lo ou nomear um sucessor em breve, embora quase sempre tenha recuado nessas ameaças, dizendo em 12 de junho na Casa Branca: 'Não vou demiti-lo'.
Alguns analistas veem isso como um esforço para influenciar a política monetária por meio de um chair 'sombra', mesmo antes de Powell deixar o cargo em maio de 2026.
Há muito tempo, os chairs do Fed são vistos como protegidos contra a demissão por motivos que não sejam prevaricação ou má conduta, mas Trump ameaçou testar essa premissa legal com ameaças frequentes de demitir Powell.
Powell disse ao Congresso na terça-feira que as tarifas mais altas poderiam elevar a inflação neste ano, exatamente no momento em que o Fed avalia possíveis cortes de juros.
O chair disse que ele e muitos membros do Fed esperam que a inflação aumente em breve e que o banco central não está se apressando em reduzir os custos dos empréstimos.
(Por Jeff Mason e Nandita Bose)
Reuters