Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

CORREÇÃO-Trump diz que Hamas precisa se desarmar ou ser desarmado, talvez de forma violenta

CORREÇÃO-Trump diz que Hamas precisa se desarmar ou ser desarmado, talvez de forma violenta

Reuters

14/10/2025

Placeholder - loading - Trump e auxiliares se reúnem com Milei e comitiva na Casa Branca 14/10/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Trump e auxiliares se reúnem com Milei e comitiva na Casa Branca 14/10/2025 REUTERS/Jonathan Ernst

Atualizada em  21/10/2025

(Corrige o 8º parágrafo para dizer que Trump 'minimizou' os assassinatos cometidos pelo Hamas, e não que os 'endossou')

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o Hamas deve se desarmar ou o grupo militante será forçado a fazê-lo.

Na segunda-feira, o Hamas libertou os últimos reféns israelenses vivos de Gaza, e Israel enviou para casa ônibus repletos de detidos palestinos sob um acordo de cessar-fogo mediado por Trump, mas o Hamas não se comprometeu publicamente a baixar suas armas.

'Se eles não se desarmarem, nós os desarmaremos. E isso acontecerá de forma rápida e talvez violenta', disse Trump durante uma reunião na Casa Branca com o presidente argentino, Javier Milei.

Trump disse que comunicou isso ao Hamas e que eles concordaram em se desarmar, conforme estipulava sua proposta de paz de 20 pontos.

'Falei com o Hamas e disse: vocês vão se desarmar, certo? Sim, senhor, vamos nos desarmar. Foi o que me disseram', declarou Trump, esclarecendo posteriormente que passou a mensagem por meio de intermediários.

A perspectiva para o plano de paz de Trump se deteriorou desde seu retorno de uma visita a Israel e ao Egito na segunda-feira.

Israel restringiu a ajuda humanitária a Gaza e manteve a fronteira do enclave fechada nesta terça-feira, enquanto combatentes remanescentes do Hamas executaram homens nas ruas em uma demonstração de poder.

Trump minimizou o assassinato, por parte do Hamas, de membros de outros grupos enquanto reafirma seu controle.

(Reportagem de Steve Holland)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.