Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã

Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã

Reuters

23/06/2025

Placeholder - loading - Mísseis interceptadores são vistos no céu depois que Irã anunciou ataque a base no Catar 23/06/2025 REUTERS/Stringer
Mísseis interceptadores são vistos no céu depois que Irã anunciou ataque a base no Catar 23/06/2025 REUTERS/Stringer

Atualizada em  23/06/2025

Por Kanishka Singh e Andrew Mills e Parisa Hafezi

WASHINGTON/DOHA/ISTAMBUL (Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que um cessar-fogo 'completo e total' entre Israel e o Irã entrará em vigor com o objetivo de encerrar o conflito de 12 dias entre as duas nações, momentos depois que ambos os lados ameaçaram novos ataques.

Embora uma autoridade iraniana tenha confirmado que Teerã concordou com o cessar-fogo, Israel ainda não fez nenhum comentário.

Trump pareceu sugerir que Israel e o Irã teriam algum tempo para concluir quaisquer missões que estivessem em andamento, momento em que o cessar-fogo começaria em um processo escalonado.

'Supondo que tudo funcione como deveria, o que acontecerá, eu gostaria de parabenizar os dois países, Israel e Irã, por terem a resistência, a coragem e a inteligência para acabar com o que deveria ser chamado de 'A GUERRA DE 12 DIAS'', escreveu ele em seu site Truth Social.

O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, garantiu a concordância de Teerã durante uma ligação com autoridades iranianas, disse uma autoridade informada sobre as negociações à Reuters na terça-feira (horário local).

Trump disse ao emir do Catar que Israel havia concordado com o cessar-fogo, de acordo com a autoridade.

Nem a missão do Irã na ONU nem a embaixada israelense em Washington responderam imediatamente a pedidos separados de comentários da Reuters.

Horas antes, três autoridades israelenses haviam sinalizado que Israel pretendia encerrar sua campanha no Irã em breve e haviam transmitido a mensagem aos Estados Unidos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse aos ministros do governo, cujas discussões terminaram na terça-feira, para não falarem publicamente, informou o Canal 12 de televisão de Israel.

Ainda não parecia haver calma na região.

Os militares israelenses emitiram dois avisos de retirada em menos de duas horas para residentes de áreas na capital iraniana, Teerã, um no final da segunda-feira e outro no início da terça-feira (horário local).

A rádio do Exército israelense informou no início da terça-feira que alarmes foram ativados na área sul das Colinas de Golã devido ao temor de invasão de aeronaves hostis.

Mais cedo, na segunda-feira, Trump disse que incentivaria Israel a prosseguir em direção à paz, depois de minimizar o ataque do Irã a uma base aérea norte-americana que não causou feridos e agradecer a Teerã pelo aviso antecipado sobre os ataques.

O ataque do Irã ocorreu depois que bombardeiros dos EUA lançaram bombas de mais de 13 toneladas em instalações nucleares subterrâneas iranianas no fim de semana, juntando-se à guerra aérea de Israel contra o Irã em um conflito que entrou em seu 12º dia.

Os futuros do petróleo bruto dos EUA caíram no início do pregão asiático de terça-feira, atingindo seu nível mais baixo em mais de uma semana, depois que Trump disse que um cessar-fogo havia sido acordado, aliviando as preocupações com a interrupção do fornecimento na região.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.