Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump diz que países que fazem negócios com o Irã estão sujeitos a uma tarifa de 25%

Trump diz que países que fazem negócios com o Irã estão sujeitos a uma tarifa de 25%

Reuters

12/01/2026

Placeholder - loading - Ilustração com miniatura impressa em 3D do presidente dos EUA, Donald Trump, e a bandeira iraniana ao fundo 9 de janeiro de 2026 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com miniatura impressa em 3D do presidente dos EUA, Donald Trump, e a bandeira iraniana ao fundo 9 de janeiro de 2026 REUTERS/Dado Ruvic

Atualizada em  12/01/2026

Por Kanishka Singh e Trevor Hunnicutt

WASHINGTON, 12 Jan (Reuters) - O ⁠presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que qualquer país que fizer negócios com o Irã terá uma tarifa de 25% sobre o comércio com os EUA, enquanto Washington avalia uma resposta à situação no Irã, que passa pelos maiores protestos antigoverno em anos.

'A partir de agora, qualquer país que fizer negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todo e qualquer negócio feito com os Estados Unidos da América', disse Trump em um post no Truth Social.

'Essa ordem é final e conclusiva', disse Trump sem ​fornecer detalhes. Os principais destinos de exportação de produtos ⁠iranianos ⁠incluem a China, os Emirados Árabes Unidos e a Índia.

Não havia documentação oficial da Casa Branca sobre a política em seu site, nem informações sobre a autoridade legal que Trump usaria para impor as tarifas, ou se elas seriam destinadas a todos os parceiros comerciais do Irã. A Casa Branca não respondeu a um ‌pedido de comentário.

O Irã, que travou no ano passado uma guerra de 12 dias ​com Israel, aliado dos EUA, e cujas instalações nucleares ‌foram bombardeadas pelas forças ​armadas dos ​EUA em junho, está passando por suas maiores manifestações antigoverno em anos.

Trump disse que os EUA podem se reunir com autoridades iranianas e que mantém contato com a oposição do Irã, enquanto ​pressiona seus líderes, inclusive ameaçando com uma ação militar.

Teerã disse nesta segunda-feira que mantém abertos os canais de comunicação com Washington enquanto Trump considera como responder à situação no Irã.

As manifestações evoluíram de reclamações sobre dificuldades econômicas terríveis para pedidos desafiadores pela queda do establishment clerical profundamente arraigado. O grupo de direitos humanos HRANA, sediado nos EUA, disse ter verificado a morte de 599 pessoas -- 510 manifestantes e 89 membros da equipe de segurança -- desde o início dos protestos em 28 de dezembro.

Embora os ataques aéreos tenham sido uma das muitas alternativas abertas a Trump, 'a diplomacia é sempre a primeira opção para o presidente', disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta segunda-feira.

No decorrer de seu segundo mandato, Trump ⁠ameaçou e impôs tarifas a outros países por causa de seus laços com adversários dos EUA ‌e devido a políticas comerciais que ele ⁠descreveu como injustas para Washington.

A política comercial de Trump está sob pressão legal -- a Suprema Corte dos EUA avalia se acata a derrubada de uma ampla faixa das tarifas ‍existentes de Trump.

Membro do grupo de produtores de petróleo da Opep, o Irã exportou produtos para 147 parceiros comerciais em 2022, ​de ‌acordo com dados mais recentes do Banco Mundial.

(Reportagem de Kanishka Singh, Trevor Hunnicutt e Bhargav Acharya)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.