Trump diz que teve conversa produtiva com Erdogan, da Turquia, e planeja visitas
Trump diz que teve conversa produtiva com Erdogan, da Turquia, e planeja visitas
Reuters
05/05/2025
Por Humeyra Pamuk
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, realizaram uma ligação telefônica nesta segunda-feira que ambos os líderes descreveram como 'muito produtiva' e disseram que discutiram tudo, desde como acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia até a Síria e a guerra em Gaza.
Em uma publicação na mídia social, Trump disse que o líder turco o convidou para ir à Turquia 'em uma data futura' e que ele também iria a Washington, mas não disse quando. Erdogan, em uma postagem posterior no X, confirmou o convite mútuo.
'A ligação telefônica que tive hoje com meu amigo Donald Trump foi muito produtiva, abrangente e sincera', disse Erdogan.
Os laços bilaterais entre a Turquia e os Estados Unidos se deterioraram gradualmente na última década devido a discordâncias em questões políticas importantes, incluindo a Síria e os laços mais estreitos de Ancara com Moscou.
Sob a administração do ex-presidente Joe Biden, que manteve Erdogan à distância, a natureza dos laços entre os EUA e a Turquia evoluiu para uma parceria mais transacional e baseada em valores, como era tradicionalmente desde que Ancara aderiu à Otan décadas atrás.
Com a chegada de Trump, Ancara espera uma abordagem mais amigável de Washington, embora tenha sido o presidente republicano que impôs sanções à Turquia no final de 2020 por causa da compra dos sistemas de defesa antimísseis russos S-400.
Trump, que descreveu como 'excelente' seu relacionamento com Erdogan durante seu primeiro mandato na Casa Branca, disse que os dois países devem cooperar para acabar com a guerra na Ucrânia.
'Estou ansioso para trabalhar com o presidente Erdogan para acabar com a ridícula, mas mortal, guerra entre a Rússia e a Ucrânia -- AGORA!', disse Trump em sua postagem.
Erdogan saudou os esforços dos EUA para acabar com a guerra, disse a presidência da Turquia.
Nenhum dos lados detalhou o papel específico que Ancara deve desempenhar no processo, paralisado mesmo quando o presidente republicano prometeu durante sua campanha que acabaria com a guerra no primeiro dia de seu mandato.
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump alterou a política dos EUA em relação à guerra na Ucrânia, pressionando Kiev a concordar com um cessar-fogo e, ao mesmo tempo, diminuindo a pressão sobre a Rússia, que lançou uma invasão em grande escala de seu vizinho em 2022.
Erdogan também expressou a necessidade da entrega ininterrupta de ajuda humanitária para Gaza na ligação telefônica, acrescentando que Ancara está pronta para fornecer apoio para o estabelecimento de um cessar-fogo e de uma paz duradoura, de acordo com os turcos.
O líder turco também disse a Trump que Ancara trabalha para ajudar a preservar a integridade territorial da Síria e pediu a Trump que considere o alívio das sanções a Damasco.
(Reportagem de Humeyra Pamuk em Washington e Ezgi Erkoyun em Istambul; Reportagem adicional de Tuvan Gumrukcu em Ancara, Katharine Jackson, Doina Chiacu)
Reuters