Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump diz que todas as negociações comerciais com o Canadá estão encerradas

Trump diz que todas as negociações comerciais com o Canadá estão encerradas

Reuters

24/10/2025

Placeholder - loading - O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 7 de outubro de 2025. REUTERS/Evelyn Hockstein.
O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 7 de outubro de 2025. REUTERS/Evelyn Hockstein.

Por Kanishka Singh

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que todas as negociações comerciais com o Canadá foram encerradas após o que ele chamou de propaganda fraudulenta na qual o falecido ex-presidente Ronald Reagan falou negativamente sobre as tarifas.

Trump impôs tarifas sobre o aço, alumínio e automóveis canadenses no início deste ano, levando Ottawa a responder da mesma forma. Os dois lados estão em negociações há semanas sobre um possível acordo para os setores de aço e alumínio.

'Com base em seu comportamento flagrante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO TERMINADAS', escreveu Trump no Truth Social.

O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, disse no início desta semana que o anúncio de sua província com mensagens antitarifárias havia chamado a atenção de Trump. O anúncio mostrava o republicano Reagan criticando as tarifas sobre produtos estrangeiros e dizendo que elas causavam perda de empregos e guerras comerciais.

'Soube que o presidente ouviu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz', disse Ford na terça-feira.

A Fundação Presidencial Ronald Reagan emitiu uma declaração na noite de quinta-feira dizendo que o anúncio do governo do Ontário estava 'usando áudio e vídeo seletivos' de Reagan e que a fundação estava analisando suas opções legais.

'O anúncio deturpa o discurso presidencial de rádio (feito por Reagan em 1987), e o governo do Ontário não buscou nem recebeu permissão para usar e editar as falas', disse a fundação em seu comunicado.

O governo canadense não fez comentários imediatos.

A guerra comercial de Trump aumentou as tarifas dos Estados Unidos para seus níveis mais altos desde a década de 1930 e ele tem ameaçado regularmente com mais tarifas, gerando preocupações entre empresas e economistas.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse a repórteres na quinta-feira que o Canadá não permitirá o acesso injusto dos EUA a seus mercados se as negociações sobre vários acordos comerciais com Washington fracassarem.

No próximo ano, os EUA, o Canadá e o México deverão revisar seu acordo de livre comércio de 2020.

(Reportagem de Kanishka Singh em Washington)

((Tradução Redação Gdansk))

REUTERS TB

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.