Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump, Musk e Vance expressam apoio à líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen

Placeholder - loading - Marine Le Pen no Parlamento em Paris  1/4/2025   REUTERS/Gonzalo Fuentes
Marine Le Pen no Parlamento em Paris 1/4/2025 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Publicada em  

Por Gabriel Stargardter e Kanishka Singh

PARIS/WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seu vice-presidente JD Vance e o bilionário Elon Musk expressaram seu apoio à líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen depois que ela foi considerada culpada de desvio de dinheiro e impedida de concorrer às eleições presidenciais de 2027 na França.

Trump, que muitas vezes rotulou seus próprios problemas legais como uma caça às bruxas da esquerda, traçou paralelos com Le Pen, líder do partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), que era amplamente visto como um plausível vencedor presidencial.

Ela foi condenada na segunda-feira por apropriação indevida de fundos da União Europeia, usando o dinheiro para pagar funcionários do partido. Ela recebeu uma sentença de quatro anos de prisão -- dois dos quais suspensos e dois a serem cumpridos em prisão domiciliar -- e uma multa de 100.000 euros.

Le Pen também recebeu uma proibição imediata de cinco anos de concorrer a cargos públicos, o que a impedirá de participar da eleição presidencial de 2027, a menos que a decisão seja anulada no próximo ano.

'A caça às bruxas contra Marine Le Pen é outro exemplo de esquerdistas europeus que usam lawfare para silenciar a liberdade de expressão e censurar seu oponente político', escreveu Trump em sua plataforma de mídia social Truth Social. 'É o mesmo 'manual' que foi usado contra mim.'

Trump foi indiciado por encobrir o pagamento de suborno a uma estrela pornô, por tentativas de anular os resultados da eleição de 2020, que ele perdeu, e por manter documentos confidenciais após o término de seu primeiro mandato. Ele foi condenado no caso do suborno. Ele negou ter cometido irregularidades em todos os casos e os chamou de motivados politicamente.

As acusações federais contra ele foram retiradas após sua vitória nas eleições de 2024.

JD Vance, que acusou as nações europeias de abusos democráticos ao tentar impedir que partidos de extrema-direita assumissem cargos, também apoiou Le Pen.

'Os europeus são absolutamente 100% nossos amigos. Mas essa relação... vai ficar estressada e será testada se eles continuarem tentando colocar os líderes da oposição na cadeia', disse ele à Newsmax na quinta-feira.

E Elon Musk, que deu seu apoio a figuras de extrema-direita em toda a Europa, repostou a mensagem de Trump em sua própria plataforma de mídia social X, escrevendo: 'Libertem Le Pen!'

As expressões de apoio a Le Pen por parte das três figuras mais poderosas de Washington enfatizam uma divergência crescente entre os Estados Unidos e outras nações -- incluindo muitas na Europa -- sobre como os juízes julgam questões constitucionais espinhosas ou irregularidades cometidas por políticos.

Le Pen acusou o judiciário da França de provocar uma crise democrática ao impedi-la de participar da eleição de 2027 e convocou um protesto em massa em Paris no domingo, embora haja sinais de que seus ataques aos juízes estejam sendo mal recebidos pelos eleitores.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump musk e vance expressam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.