Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump pede à Suprema Corte dos EUA que permita envio de tropas para Illinois

Trump pede à Suprema Corte dos EUA que permita envio de tropas para Illinois

Reuters

17/10/2025

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 17/10/2025 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump 17/10/2025 REUTERS/Jonathan Ernst

Atualizada em  17/10/2025

Por Andrew Chung

(Reuters) - O governo de Donald Trump solicitou à Suprema Corte dos Estados Unidos nesta sexta-feira que permita o envio de tropas da Guarda Nacional para Illinois, em um momento em que o presidente republicano se movimenta para enviar militares a um número crescente de locais liderados por democratas e expandir o uso das Forças Armadas para fins domésticos.

O Departamento de Justiça entrou com um pedido de emergência solicitando que o tribunal bloqueie uma decisão anterior que interrompeu o envio de centenas de tropas para a área de Chicago enquanto o litígio sobre o plano de Trump continua.

Um tribunal federal de apelações confirmou a decisão na quinta-feira.

Trump ordenou o envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago, a terceira maior cidade dos Estados Unidos, e para Portland, Oregon, após já ter mobilizado forças em Los Angeles, Memphis e Washington. O presidente tem buscado utilizar forças militares para reprimir protestos e apoiar ações de fiscalização da imigração dentro do país.

Trump e seus aliados descreveram essas cidades como locais sem lei, devastados pelo crime e assolados por grandes e violentos protestos que precisam de intervenção militar.

Prefeitos e governadores democratas, assim como outros críticos de Trump, sustentam que as alegações trazem um relato falso da situação e um pretexto para enviar tropas para punir adversários, acusando Trump de abuso de poder.

Juízes federais expressaram ceticismo com relação à visão do governo. As manifestações sobre os esforços agressivos do governo para a aplicação da lei de imigração têm sido em grande parte pacíficas e de tamanho limitado, segundo autoridades locais, longe das condições de 'zona de guerra' descritas por Trump.

Embora o presidente tenha sugerido que as tropas podem ser usadas para combater o crime, a Guarda Nacional e outros militares, de acordo com a legislação dos EUA, normalmente não têm permissão para se envolver na aplicação da lei civil.

Ainda que um presidente dos EUA possa enviar a Guarda Nacional sob certas autoridades, Trump está testando os limites desses poderes ao enviar tropas para cidades controladas por seus adversários políticos.

(Reportagem de Andrew Chung)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.