Trump pede investigação sobre uso de 'caneta automática' por Biden, que afirma que decisões foram dele
Trump pede investigação sobre uso de 'caneta automática' por Biden, que afirma que decisões foram dele
Reuters
05/06/2025
Por Jeff Mason
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruiu seu conselheiro da Casa Branca na quarta-feira a investigar se os assessores do ex-presidente Joe Biden encobriram um suposto declínio mental e usaram ilegalmente uma 'caneta automática' em nome de Biden para assinar documentos políticos.
Biden, que está lutando contra um câncer, disse que era responsável pelas decisões tomadas durante seu governo e sugeriu que a medida de Trump visa distrair os norte-americanos de um projeto de lei no Congresso que estenderia os cortes de impostos para os ricos.
O republicano Trump há muito tempo afirma que Biden, um democrata que o derrotou na eleição presidencial de 2020, era mentalmente incompetente e sugeriu que o uso de 'caneta automática' para assinar memorandos, decretos e concessões de clemência durante o mandato de quatro anos de Biden pode ter sido impróprio, potencialmente tornando-os inválidos.
Em uma declaração no final da quarta-feira, Biden rejeitou essas sugestões.
'Deixe-me ser claro: eu tomei as decisões durante minha Presidência. Tomei as decisões sobre perdões, decretos, legislação e proclamações. Qualquer sugestão de que não o fiz é ridícula e falsa', disse ele em um comunicado.
A equipe de Biden afirmou que o uso de 'caneta automática' é uma prática legal bem estabelecida após uma decisão presidencial.
O ex-presidente, agora com 82 anos, deixou de ser o candidato democrata à Presidência no ano passado após um debate desastroso contra Trump que ressaltou as preocupações sobre sua idade e capacidade de servir como comandante-chefe por mais quatro anos. Trump derrotou a ex-vice-presidente Kamala Harris, que se tornou a candidata democrata à Presidência, em novembro.
O escritório de Biden informou no mês passado que o ex-presidente foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata. Esse acontecimento e um novo livro que cita preocupações entre membros do Partido Democrata sobre a acuidade mental de Biden enquanto buscava a reeleição chamaram novamente a atenção para a saúde do ex-presidente.
Enquanto estava no cargo, os assessores de Biden negaram que sua acuidade mental tivesse diminuído, mesmo reconhecendo que ele havia envelhecido.
Reuters