Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump pode acabar com proteções contra deportação para 60.000 imigrantes, diz tribunal de apelações

Trump pode acabar com proteções contra deportação para 60.000 imigrantes, diz tribunal de apelações

Reuters

21/08/2025

Placeholder - loading - Imigrantes hondurenhos deportados dos EUA chegam a San Pedro Sula  30/1/2025   REUTERS/Yoseph Amaya
Imigrantes hondurenhos deportados dos EUA chegam a San Pedro Sula 30/1/2025 REUTERS/Yoseph Amaya

Por Jack Queen

(Reuters) - Um tribunal federal de apelações abriu caminho na quarta-feira para que o governo do presidente Donald Trump encerre as proteções temporárias contra deportação e cancele as permissões de trabalho de mais de 60.000 imigrantes da América Central e do Nepal.

A decisão da Corte de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos permite que o governo acabe com o status de proteção temporária para imigrantes de Nicarágua, Honduras e Nepal, enquanto uma contestação judicial a essa política se desenrola. Os três juízes que assinaram a ordem não forneceram uma justificativa legal.

A ordem encerra imediatamente as proteções para os nepaleses, que expiraram em 5 de agosto. As proteções para hondurenhos e nicaraguenses expirarão em 8 de setembro.

A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA Tricia McLaughlin disse em um comunicado que a decisão ajudará a restaurar a integridade do sistema de imigração e impedirá que o status de proteção temporária seja usado como um 'sistema de asilo de fato'.

Ahilan Arulanantham, do Centro de Direito e Política de Imigração da UCLA, um dos grupos que entrou com a ação, criticou o tribunal por não apresentar uma justificativa e disse que a decisão 'simplesmente sanciona a tomada de poder do governo'.

A juíza distrital Trina L. Thompson havia impedido temporariamente que o governo cancelasse as proteções em uma decisão com termos contundentes em julho, na qual ela concluiu que a decisão do governo provavelmente foi motivada por preconceito racial.

(Reportagem de Jack Queen em Nova York)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.