Trump pode restaurar ajuda à Ucrânia se houver medidas de construção de confiança, diz Casa Branca
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerará a possibilidade de restabelecer ajuda à Ucrânia se forem organizados diálogos de paz e se forem tomadas medidas de construção de confiança, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca Mike Waltz nesta quarta-feira.
Trump suspendeu a ajuda militar à Ucrânia na segunda-feira, sua mais recente medida para reconfigurar a política dos EUA e adotar uma postura mais conciliatória em relação à Rússia. Trump disse na noite de terça-feira que havia recebido uma carta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que expressava a vontade de ir à mesa de negociações.
Waltz disse que a carta é um 'primeiro passo bom e positivo'. Autoridades estavam discutindo a data, o local e a equipe de negociação que levaria ao fim da guerra, segundo ele.
'Já estamos conversando sobre medidas de construção de confiança que depois levaremos aos russos e testaremos o lado deles', afirmou ele em uma entrevista ao programa 'Fox & Friends'.
Waltz não disse quais seriam as medidas de construção de confiança.
Trump declarou na noite de terça-feira que a Ucrânia estava pronta para assinar um acordo de minerais com os EUA, que Washington diz ser crucial para garantir o apoio contínuo dos EUA para a defesa da Ucrânia.
'Acho que, se conseguirmos estabelecer essas negociações e avançar em direção a elas e, de fato, colocar algumas medidas de construção de confiança sobre a mesa, então o presidente analisará com atenção a possibilidade de suspender essa pausa', disse Waltz.
'Temos que saber que ambos os lados estão negociando sinceramente em direção a uma paz parcial e depois permanente.'
(Reportagem de Doina Chiacu)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO