Trump rejeita enviar mísseis Tomahawks para Ucrânia, por enquanto
Trump rejeita enviar mísseis Tomahawks para Ucrânia, por enquanto
Reuters
03/11/2025
Por Steve Holland e Jasper Ward
(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que, por enquanto, não está considerando um acordo que permitiria à Ucrânia obter mísseis Tomahawk de longo alcance para uso contra a Rússia.
Trump tem sido indiferente a um plano para que os Estados Unidos vendam Tomahawks para nações da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que os transfeririam para a Ucrânia, dizendo que não quer escalar a guerra.
Seus últimos comentários aos repórteres a bordo do avião presidencial Força Aérea Um indicam que ele continua relutante.
'Não, na verdade não', disse Trump aos repórteres enquanto voava de Palm Beach, na Flórida, para Washington, quando perguntado se estava considerando um acordo para vender os mísseis. Ele acrescentou, no entanto, que poderia mudar de ideia.
Trump e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, discutiram a ideia quando se encontraram na Casa Branca em 22 de outubro. Rutte disse na sexta-feira que a questão estava sendo analisada e que cabia aos Estados Unidos decidir.
Os mísseis Tomahawk têm um alcance de 2.500km, o suficiente para atingir profundamente o território da Rússia, inclusive Moscou.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, solicitou os mísseis, mas o Kremlin advertiu contra qualquer fornecimento de Tomahawks à Ucrânia.
(Reportagem de Steve Holland, Jasper Ward e Alexandra Alper)
Reuters

