Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Uber processa advogado e clínica da Flórida por suposto esquema de fraude com seguros

Uber processa advogado e clínica da Flórida por suposto esquema de fraude com seguros

Reuters

12/06/2025

Placeholder - loading - Logo da Uber 20/01/2023 REUTERS/Arnd Wiegmann
Logo da Uber 20/01/2023 REUTERS/Arnd Wiegmann

Atualizada em  12/06/2025

Por Diana Novak Jones

(Reuters) - A Uber entrou com uma ação judicial contra um escritório de advocacia e um centro médico de Miami, acusando-os de orquestrar um esquema de fraude de seguro com acidentes encenados.

A Uber, na ação aberta na terça-feira no tribunal federal de Miami, acusa o escritório de advocacia Law Group of South Florida e o advogado Andy Loynaz de participarem de um esquema para pagarem motoristas para colidirem intencionalmente com outros carros e depois alegarem que estavam usando o aplicativo Uber enquanto dirigiam.

De acordo com a acusação, mecânicos e prestadores de serviços de saúde do River Medical Center, em Miami, e de outras clínicas mentiram dizendo que as colisões causaram ferimentos graves e exigiram tratamentos médicos. Essas declarações formaram a base de ações judiciais falsas contra a Uber e sua seguradora, de acordo com o processo.

Loynaz, descrito no site do escritório de advocacia como cofundador da empresa, não quis comentar sobre o processo.

Uma pessoa que atendeu o telefone do River Medical Center não quis comentar e não disponibilizou mais ninguém para falar sobre o caso.

A ação judicial, que alega que quatro processos fraudulentos foram movidos no tribunal da Flórida em decorrência do esquema, não especificou quanto eles custaram à Uber. O processo da empresa diz que a Uber gastou vários milhões de dólares em custos de defesa e acordos.

Adam Blinick, chefe de políticas públicas estaduais e locais da Uber nos Estados Unidos e Canadá, disse que a empresa tomará medidas se encontrar algo inapropriado na plataforma.

O processo de 97 páginas detalha cinco acidentes supostamente encenados, todos ocorridos perto de Hialeah, Flórida, em 2023 e 2024.

Após cada colisão, Loynaz apresentou pedidos de indenização de seguro para as pessoas envolvidas pelo valor máximo permitido pela apólice, US$1 milhão, segundo o processo. Depois de quatro episódios semelhantes, Loynaz entrou com ações judiciais que citaram a Uber e sua seguradora. Alguns dos processos ainda estão pendentes no tribunal, de acordo com o processo.

(Por Diana Novak Jones)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.