Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ucrânia diz ter destruído navio de guerra russo no Mar Negro

Ucrânia diz ter destruído navio de guerra russo no Mar Negro

Reuters

14/02/2024

Placeholder - loading - Embarcação Tsezar Kunikov em Istambul  4/3/2020    REUTERS/Yoruk Isik
Embarcação Tsezar Kunikov em Istambul 4/3/2020 REUTERS/Yoruk Isik

Por Tom Balmforth e Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A Ucrânia destruiu um navio de guerra russo ao largo da costa da Crimeia ocupada em uma operação com drones navais que rompeu um lado da embarcação na quarta-feira e fez com que ela começasse a afundar, disseram a agência de espionagem militar e as Forças Armadas de Kiev.

Não houve comentário imediato da Rússia, que disse anteriormente que havia destruído seis drones no Mar Negro. O Kremlin se recusou a comentar.

'As Forças Armadas da Ucrânia, juntamente com a unidade de inteligência do Ministério da Defesa, destruíram o grande navio de desembarque Tsezar Kunikov. Ele estava nas águas territoriais da Ucrânia perto de Alupka no momento do ataque', disseram os militares no Telegram.

A cidade turística de Alupka, no Mar Negro, não fica longe de Yalta, no extremo sul da Crimeia, que as forças russas tomaram e anexaram da Ucrânia em 2014.

A agência de inteligência militar GUR da Ucrânia publicou imagens no Telegram que supostamente mostram vários drones navais se aproximando de um grande navio à noite e pelo menos uma grande explosão.

A Reuters conseguiu verificar que o navio no vídeo é o Tsezar Kunikov, da Frota Russa do Mar Negro, com base em seu mastro principal, antena, ponte e convés. O local e a data em que a filmagem foi feita não puderam ser verificados de forma independente.

Algumas das imagens no final parecem mostrar grandes danos, com o navio tombando fortemente para um lado.

'Em resumo, o Tsezar Kunikov sofreu uma ruptura crítica no bombordo e começou a afundar', informou a agência GUR em um comunicado.

O navio de guerra do Projeto 775, uma das embarcações mais novas da Rússia, tem uma tripulação de 87 pessoas e participou de guerras na Geórgia, Síria e Ucrânia, disse a GUR em seu comunicado.

Uma agência de notícias ucraniana publicou vários vídeos mostrando uma coluna de fumaça subindo sobre o mar na costa sul da Crimeia, com helicópteros sobrevoando.

A Ucrânia tem usado drones da marinha sem tripulação, repletos de explosivos, para atacar navios de guerra russos e tentar expulsá-los de partes do Mar Negro, possibilitando que a Ucrânia abra um corredor de navegação ao longo de uma rota de exportação tradicionalmente importante.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.