Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

UE considera tornar WhatsApp mais responsável pelo combate a conteúdo nocivo, diz porta-voz

UE considera tornar WhatsApp mais responsável pelo combate a conteúdo nocivo, diz porta-voz

Reuters

09/01/2026

Placeholder - loading - Adolescentes seguram smartphones em frente ao logotipo do WhatsApp  11 de setembro de 2025 REUTERS/Dado Ruvic
Adolescentes seguram smartphones em frente ao logotipo do WhatsApp 11 de setembro de 2025 REUTERS/Dado Ruvic

Por Louise Rasmussen e Foo ⁠Yun Chee

BRUXELAS, 9 Jan (Reuters) - A unidade de mensagens da Meta Platforms, o WhatsApp, deve ser submetida a regras rígidas de conteúdo online contra conteúdo ilegal e prejudicial agora que atingiu o limite de usuários sob essa regulação, disse um porta-voz da Comissão Europeia nesta sexta-feira.

O WhatsApp teve cerca de 51,7 milhões de ​usuários ativos mensais médios de ⁠seus ⁠canais do WhatsApp na União Europeia nos primeiros seis meses de 2025, acima do limite de 45 milhões de usuários estabelecido na Lei de Serviços Digitais (DSA).

A DSA traz mais ‌exigências às grandes plataformas no combate ao ​conteúdo ilegal e prejudicial. O ‌Facebook e o ​Instagram, ​da Meta, o YouTube, do Google, o TikTok, o Temu e o LinkedIn, da Microsoft, são algumas ​das empresas rotuladas pela DSA como grandes plataformas online sujeitas a essa exigência.

'O objetivo da Comissão aqui é verificar o que é realmente mensagem privada, que não se enquadra no escopo da DSA, e o que são canais abertos que atuam mais como uma plataforma de rede social, que se enquadra no escopo da DSA', disse o porta-voz da Comissão, Thomas Regnier, em uma ⁠coletiva de imprensa diária.

'Posso confirmar que a Comissão ‌está analisando ativamente o ⁠assunto e eu não excluiria uma futura designação', disse ele.

O WhatsApp não estava imediatamente disponível ‍para comentar.

Violações à DSA podem acarretar multas de até 6% de ​sua ‌receita anual global.

(Reportagem de Louise Rasmussen e Inti Landauro)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.