Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

UE deve retomar ratificação de acordo comercial com EUA, diz presidente do Parlamento Europeu

UE deve retomar ratificação de acordo comercial com EUA, diz presidente do Parlamento Europeu

Reuters

22/01/2026

Placeholder - loading - Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola 01/12/2025 Petros Karadjias/Pool via REUTERS
Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola 01/12/2025 Petros Karadjias/Pool via REUTERS

BRUXELAS, 22 Jan (Reuters) - A União Europeia ⁠provavelmente retomará as negociações sobre um acordo comercial com os Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou uma ameaça tarifária sobre sua tentativa de adquirir a Groenlândia, disse a presidente do Parlamento Europeu nesta quinta-feira.

'Estamos felizes em ver que a escalada está fora da mesa por enquanto', disse a presidente Roberta Metsola.

'Isso significa que podemos ​continuar, nesta fase, nossas discussões ⁠internas ⁠sobre o acordo comercial entre a UE e os EUA, que foram suspensas diante da ameaça iminente de tarifas.'

O Parlamento Europeu decidiu esta semana suspender os trabalhos sobre o acordo comercial devido às novas ‌ameaças tarifárias de Trump.

A assembleia da UE vem debatendo ​propostas legislativas para remover muitas ‌taxas de importação ​da ​UE sobre produtos dos EUA, uma parte fundamental do acordo firmado em Turnberry, Escócia, no final de julho, bem como ​para continuar com taxas zero para lagostas dos EUA, inicialmente acordadas com Trump em 2020. As propostas precisam ser aprovadas pelo Parlamento e pelos governos da UE.

Muitos parlamentares reclamaram que o acordo comercial é desequilibrado, pois a UE deve reduzir a maioria das taxas de importação, enquanto os EUA mantêm uma taxa ampla de 15%. No entanto, eles já pareciam dispostos a aceitá-lo, embora com condições, como uma cláusula de caducidade de 18 meses ⁠e medidas para responder a possíveis aumentos das importações dos ‌EUA.

O Comitê de Comércio ⁠do Parlamento Europeu deveria definir sua posição em votações nos dias 26 e 27 de janeiro.

Metsola disse que ‍os parlamentares estavam otimistas de que as discussões poderiam ser retomadas em breve ​para ‌colocar o processo de volta nos trilhos.

(Reportagem de Bart Meijer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.