Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

UE e Espanha afastam ameaças de tarifas de Trump sobre os gastos de defesa de Madri

UE e Espanha afastam ameaças de tarifas de Trump sobre os gastos de defesa de Madri

Reuters

15/10/2025

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apertam as mãos enquanto posam para uma foto, no Egito 13/10/2025 REUTERS/Suzanne Plunkett/Pool
Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, apertam as mãos enquanto posam para uma foto, no Egito 13/10/2025 REUTERS/Suzanne Plunkett/Pool

Por David Latona e Charlie Devereux

MADRID (Reuters) - A Comissão Europeia e o governo da Espanha rejeitaram nesta quarta-feira a última ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas mais altas a Madri devido à recusa do país em cumprir a meta de gastos com defesa proposta pela Otan.

Trump disse que estava 'muito descontente' com a Espanha por ser o único país a rejeitar o novo objetivo de gastos de 5% da produção econômica, acrescentando que estava pensando em punir o país mediterrâneo. Anteriormente, ele havia sugerido fazer com que a Espanha 'pagasse o dobro' nas negociações comerciais.

A política comercial está sob a alçada de Bruxelas e a Comissão 'responderia adequadamente, como sempre fazemos, a quaisquer medidas tomadas contra um ou mais de nossos Estados membros', disse o porta-voz da Comissão, Olof Gill, em uma coletiva de imprensa.

O acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, assinado em julho, era a plataforma certa para tratar de quaisquer questões, acrescentou Gill.

O QUE DIZEM A ESPANHA E A OTAN?

'O debate sobre os gastos com defesa não se trata de aumentar os gastos só por aumentar, mas de responder a ameaças reais', disse o Ministério da Economia e Comércio da Espanha em um comunicado. 'Estamos fazendo nossa parte para desenvolver as capacidades necessárias e contribuir para a defesa coletiva de nossos aliados.'

A Espanha mais do que dobrou os gastos nominais com defesa, de 0,98% do Produto Interno Bruto em 2017 para 2% este ano, o equivalente a cerca de 32,7 bilhões de euros.

A ministra da Defesa, Margarita Robles, disse que os aliados não estavam discutindo a meta de 5% para 2035 na reunião desta quarta-feira porque estavam priorizando a situação atual na Ucrânia, mas não descartou completamente uma mudança na posição da Espanha.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.