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UE vai reforçar regras de subsídios ao hidrogênio em meio a preocupações com China

Placeholder - loading - Comissário do clima da União Europeia, Wopke Hoekstra 09/12/2023 REUTERS/Amr Alfiky
Comissário do clima da União Europeia, Wopke Hoekstra 09/12/2023 REUTERS/Amr Alfiky

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Por Kate Abnett

EINDHOVEN, HOLANDA (Reuters) - A Comissão Europeia está trabalhando em regras mais rígidas para garantir que o financiamento da União Europeia para projetos de hidrogênio beneficie empresas europeias, depois que indústrias locais levantaram preocupações sobre importações chinesas baratas, disse nesta segunda-feira o chefe de política de mudança climática da UE.

A UE lançará neste mês sua próxima rodada de financiamento para projetos de hidrogênio verde, enquanto Bruxelas tenta impulsionar a indústria local para produzir o combustível.

Enquanto isso, a UE está endurecendo sua posição sobre outras tecnologias verdes da China, impondo tarifas sobre veículos elétricos que, segundo ela, se beneficiam de subsídios excessivos.

Fabricantes europeus de eletrolisadores -- máquinas que usam eletricidade para dividir a água e produzir hidrogênio -- alertaram Bruxelas que não podem competir com produtores chineses mais baratos.

Eles querem que a UE os proteja adicionando critérios que favoreçam empresas locais ao seu esquema de financiamento do Banco de Hidrogênio, algo em que o executivo do bloco está trabalhando agora, conforme o comissário do clima Wopke Hoekstra.

'Vou garantir que o próximo leilão seja diferente. Teremos critérios explícitos para construir cadeias europeias de suprimentos de eletrolisadores', disse Hoekstra em um discurso na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

'Se a segurança cibernética e a proteção europeias não puderem ser garantidas, se os dados do nosso pessoal e das nossas empresas não puderem ser garantidos, as empresas não poderão obter suporte', disse Hoekstra. Segundo ele, embora a Europa tenha uma boa presença na fabricação de eletrolisadores, a China está fornecendo em excesso o produto ao mercado, a preços mais baixos.

Hoekstra não especificou se as regras proibiriam projetos que usam equipamentos estrangeiros de receber subsídios da UE. Um funcionário da UE disse à Reuters que os critérios ainda estão sendo finalizados.

A UE concedeu 720 milhões de euros a sete projetos de hidrogênio em abril. Na época, fontes da indústria disseram à Reuters que as propostas de baixo preço de alguns projetos bem-sucedidos indicavam que eles usariam equipamentos chineses mais baratos.

A Comissão não informou se esse é o caso.

Um documento da Comissão, visto pela Reuters, mostrou que cerca de um quarto dos projetos que concorreram ao financiamento planejavam obter seus eletrolisadores de fora da UE. Quase outro quarto planejava usar uma mistura de equipamentos feitos na UE e fora da UE.

Hoekstra disse que a UE não pretendia cortar relações com a China, mas tomaria medidas quando considerasse a concorrência injusta.

'A Europa precisa neutralizar os subsídios chineses para carros elétricos que, de outra forma, ultrapassariam nossas marcas europeias.'

(Reportagem de Kate Abnett)

Escrito por Reuters

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