USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking espanhol
Classificação avalia pesquisa, inovação e impacto social
Publicada em
Em 61º lugar, a Universidade de São Paulo é a instituição de pesquisa latino-americana mais bem colocada no SCImago Institutions Rankings (SIR), ranking espanhol elaborado anualmente pelo laboratório SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).
A avaliação é feita a partir de um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido pela visibilidade na web.
A classificação reúne não apenas universidades, mas também outras entidades que realizam pesquisa, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Nesta edição, participaram 9.756 instituições do mundo todo, sendo 5.051 universidades.
O pódio é formado pela Academia de Ciências da China (1º lugar), pelo Ministério da Educação da República Popular da China (2º lugar) e pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (3º lugar). Considerando apenas as universidades, a Universidade Harvard ocupa a liderança do ranking, seguida da Universidade da Academia de Ciências da China e da Universidade Tsinghua.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO