Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Vance alerta para 'desastre' na aviação dos EUA se a paralisação do governo não terminar

Vance alerta para 'desastre' na aviação dos EUA se a paralisação do governo não terminar

Reuters

31/10/2025

Placeholder - loading - Bandeira dos Estados Unidos em frente à Casa Branca, em Washington 24/10/2025 REUTERS/Kylie Cooper
Bandeira dos Estados Unidos em frente à Casa Branca, em Washington 24/10/2025 REUTERS/Kylie Cooper

Por David Shepardson e Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, alertou na quinta-feira sobre a possibilidade de um colapso se a paralisação do governo se estender até a movimentada temporada de viagens do feriado de Ação de Graças e pediu aos democratas que forneçam os votos para reabrir o governo.

Vance disse, após uma reunião na Casa Branca com os presidentes-executivos da American Airlines e da United Airlines, sindicatos e outras autoridades do setor de aviação, que uma paralisação até o final de novembro pode resultar em mais faltas de funcionários e em filas de segurança e atrasos de voos muito mais longos.

'Pode ser um desastre. Realmente poderia ser, porque a essa altura estamos falando de pessoas que perderam três salários', disse Vance. 'Quantas delas não comparecerão ao trabalho?'

A Delta Air Lines, a United, a Southwest Airlines e a American pediram ao Congresso que aprovasse rapidamente um projeto de lei de financiamento provisório, conhecido como resolução contínua ou 'CR', para permitir a reabertura do governo e a continuação das discussões sobre as disputas de políticas sobre financiamento à saúde.

A paralisação do governo por 30 dias levou a um aumento nos atrasos de voos devido a ausências de controladores de tráfego aéreo e afetou milhares de voos, informou o Departamento de Transportes.

'Está causando estresse na economia', disse o presidente-executivo da United, Scott Kirby, aos repórteres, acrescentando que isso estava afetando as reservas. 'É hora de aprovar um CR limpo.'

A Delta disse que 'um sistema sob estresse deve ser desacelerado, reduzindo a eficiência e causando atrasos para os milhões de pessoas que voam todos os dias'.

A paralisação forçou 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 funcionários da Administração de Segurança dos Transportes a trabalhar sem remuneração, acrescentaram as fontes.

As companhias aéreas têm pedido repetidamente o fim da paralisação, citando os riscos à segurança da aviação.

A reunião ocorre no momento em que a paralisação exacerba a escassez de pessoal já existente. Isso levou a um aumento nas ausências não programadas, ameaçando causar interrupções generalizadas semelhantes àquelas que ajudaram a encerrar uma paralisação do governo de 35 dias em 2019.

(Reportagem de David Shepardson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.