Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Vendas no varejo dos EUA superam expectativas em novembro

Vendas no varejo dos EUA superam expectativas em novembro

Reuters

14/01/2026

Placeholder - loading - Supermercado em North Bergen, EUA 21/11/2025.  REUTERS/Mike Segar/File Photo
Supermercado em North Bergen, EUA 21/11/2025. REUTERS/Mike Segar/File Photo

WASHINGTON, 14 Jan (Reuters) - As vendas no varejo ⁠dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em novembro, uma vez que as compras de veículos motorizados se recuperaram e as famílias aumentaram os gastos com outros itens, apontando para um sólido crescimento econômico no quarto trimestre.

As vendas no varejo subiram 0,6% após uma queda revisada para baixo de 0,1% em outubro, informou o Census Bureau do Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam que ​as vendas no varejo, que são ⁠em ⁠sua maioria bens e não são ajustadas pela inflação, avançariam 0,4%, depois de permanecerem inalteradas em outubro conforme informado anteriormente. O Census Bureau está recuperando o atraso na divulgação de dados após a paralisação de 43 dias do governo.

Os gastos ‌são em grande parte impulsionados pelas famílias de renda mais alta, ​com os consumidores de renda mais ‌baixa lutando para ​lidar com ​o aumento do custo de vida. O governo informou na terça-feira que os preços dos alimentos tiveram o maior aumento em mais de ​três anos em dezembro, mesmo com a inflação geral sendo moderada.

O presidente Donald Trump, cuja política comercial agressiva tem sido responsabilizada pelos economistas pelo aumento dos preços, fez uma série de propostas para reduzir o custo de vida, incluindo a compra de US$200 bilhões em títulos hipotecários e um limite de 10% nas taxas de juros dos cartões de crédito por um ano. Os bancos e as instituições financeiras alertaram que a proposta limitaria o acesso ao crédito.

As vendas no varejo excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços ⁠de alimentação tiveram alta de 0,4% em novembro, após um ganho revisado ‌para baixo de 0,6% em ⁠outubro, contra 0,8% informado anteriormente. Esse dado corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto.

Os gastos ‍do consumidor aumentaram em um ritmo acelerado no terceiro trimestre, impulsionando grande parte do ritmo ​de ‌crescimento anualizado de 4,3% da economia durante esse período.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.