Veneza se divide antes do 'casamento do século' do bilionário Jeff Bezos
Veneza se divide antes do 'casamento do século' do bilionário Jeff Bezos
Reuters
20/06/2025
ROMA (Reuters) - Veneza está dividida em relação ao casamento na próxima semana do magnata da tecnologia Jeff Bezos com Laura Sanchez, com alguns ansiosos pelo brilho e glamour, enquanto outros temem que a cidade cênica de gôndolas e palácios se transforme em um parque de diversões.
Muitos detalhes da cerimônia ainda não foram revelados, inclusive o dia exato em que ocorrerá, mas é certo que muitas estrelas do cinema, da moda e dos negócios chegarão para ver Bezos se casar, desde que consigam passar pelos manifestantes.
Um grupo colou faixas na famosa Ponte Rialto da cidade com os dizeres 'No space for Bezos!' (Sem espaço para Bezos!) e ameaçou fazer bloqueios pacíficos, reclamando que a cidade medieval e renascentista precisa de serviços públicos e moradia, e não de celebridades e turismo excessivo.
'Bezos acredita arrogantemente que pode assumir o controle da cidade e transformá-la em seu próprio local de festas particulares', disse Tommaso Cacciari, um dos líderes da campanha 'No space for Bezos'.
O prefeito Luigi Brugnaro e o governador regional Luca Zaia, por outro lado, argumentam que o casamento trará benefício econômico para as empresas locais, incluindo os barcos a motor e as gôndolas que operam nos inúmeros canais.
Há onze anos, o ator George Clooney casou-se com a advogada de direitos humanos Amal Alamuddin em Veneza, transformando a cidade em um Hollywood do Adriático com um fim de semana de celebrações luxuosas.
Moradores e turistas ficaram então entusiasmados ao testemunhar um momento memorável na longa história da cidade de receber estrelas para seu festival de cinema, o mais antigo do mundo.
Bezos, de 61 anos, fundador da gigante do comércio eletrônico Amazon e terceiro homem mais rico do mundo, ficou noivo da jornalista Sanchez, de 55 anos, em 2023, quatro anos após o fim de seu casamento de 25 anos com Mackenzie Scott.
Após um turbilhão de especulações na mídia sobre o local do que foi apelidado de 'o casamento do século', Brugnaro confirmou em março que ele seria realizado em Veneza, que no ano passado começou a cobrar uma taxa dos turistas para acessar a cidade.
Espera-se que o casamento ocorra entre 23 e 28 de junho, em meio a três dias de comemorações elegantes.
Diante dos protestos iniciais dos moradores que temiam a chegada de milhares de celebridades e acompanhantes, a cidade emitiu uma declaração esclarecendo que o evento envolveria cerca de 200 convidados e não perturbaria a vida cotidiana dos venezianos.
Bezos e Scott tiveram quatro filhos juntos, enquanto Sanchez foi casada anteriormente com o agente de Hollywood Patrick Whitesell, com quem tem dois filhos. Ela também tem um filho com o tight end da NFL Tony Gonzalez.
(Reportagem de Gavin Jones)
Reuters