Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

VWCO vende 1.300 caminhões em reforço de frota para locação de financeira do grupo Volkswagen

VWCO vende 1.300 caminhões em reforço de frota para locação de financeira do grupo Volkswagen

Reuters

29/04/2024

Placeholder - loading - Logo da Volkswagen  27/03/2024 REUTERS/David Dee Delgado
Logo da Volkswagen 27/03/2024 REUTERS/David Dee Delgado

Atualizada em  29/04/2024

SÃO PAULO (Reuters) - A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acertou um acordo de venda de 1.300 caminhões da marca para a operação brasileira de assinatura de veículos pesados da unidade de financiamento do grupo, a Volkswagen Financial Services (VWFS), anunciou a montadora sediada em Resende (RJ), nesta segunda-feira.

O negócio permitirá à locadora da unidade de financiamento do grupo, a VW Truck Rental, elevar a quantidade de modelos em oferta de 2.200 caminhões para 3.500 unidades, passando a incluir todos os extrapesados da marca VW, afirmaram as empresas.

Os veículos serão entregues até o final de dezembro, afirmou a VWCO. A média de preço dos modelos está na faixa dos 850 mil reais e o investimento total da VWFS na encomenda é de cerca de 1,1 bilhão de reais.

'O setor de locação está crescendo de forma exponencial no Brasil', afirmou o presidente da VWCO, Roberto Cortes. Segundo ele, as vendas totais de caminhões da indústria automotiva para o mercado brasileiro de locação somaram cerca de 1.400 unidades em 2019, volume que saltou para aproximadamente 10.200 veículos em 2023.

'A indústria de aluguel é hoje 2% da frota de caminhões do país. Nos EUA é 25%. É um potencial de crescimento bastante grande', afirmou o executivo, citando que o Brasil tem atualmente cerca de 3,3 milhões de caminhões em circulação, dos quais 250 mil com mais de 35 anos.

A VWCO liderou os licenciamentos voltados à locação em 2023, com mais de 50% do mercado, afirmou a montadora, citando dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Do total alugado de caminhões VW no Brasil, o VW Truck Rental responde por um terço dos contratos fechados, afirmou a companhia.

O reforço na frota do serviço de assinatura do grupo acontece em um momento de crescente competição no setor em meio à queda nas vendas de caminhões novos no país. Em fevereiro, a Daimler Truck anunciou lançamento no Brasil de sua primeira operação de locação de caminhões na América Latina, citando investimento de 200 milhões de reais até o final do ano.

As vendas de caminhões novos no Brasil acumularam queda de 7,5% no primeiro trimestre sobre um ano antes, a 26,5 mil unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea. A associação de distribuidores de veículos, Fenabrave estima crescimento de 10% nas vendas de caminhões este ano, a 114,6 mil unidades.

Atualmente a VWCO tem dois turnos de produção em Resende ocupados. Cortes afirmou que o mercado nacional já se adaptou ao encarecimento dos caminhões gerado pela introdução da tecnologia de emissões reduzidas Euro 6 no ano passado e que a expectativa de crescimento das vendas neste ano é impulsionada em parte pela queda nos juros da economia e pelo lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

'Esse ano, mesmo com crescimento do PIB de 2% (menor que os 2,9% de 2023) a projeção da Anfavea é de crescimento de 13% nas vendas de caminhões', disse Cortes. 'A redução da taxa de juros aumenta a propensão de investimento', acrescentou.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.