Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Wall St tem forte queda com aumento das preocupações sobre comércio

Placeholder - loading - Operadores na bolsa de Nova York 02/12/2024 REUTERS/Brendan McDermid
Operadores na bolsa de Nova York 02/12/2024 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Por Sruthi Shankar e Pranav Kashyap

(Reuters) - Wall Street caía acentuadamente pela segunda sessão consecutiva nesta sexta-feira depois que a China impôs novas tarifas sobre todos os produtos dos Estados Unidos em resposta às taxas do governo Trump, ampliando a guerra comercial global.

O Nasdaq caía 3,69%, para 15.940,08 pontos, perdendo 20% em relação à sua máxima recorde de fechamento, atingida em dezembro. Se o índice fechar abaixo dessa marca, isso confirmará um 'bear market'.

A guerra tarifária enviou ondas de choque pelos mercados financeiros globais e aumentou os temores de uma desaceleração econômica, com o banco de investimentos JP Morgan prevendo uma chance de 60% de a economia global entrar em recessão até o final do ano, acima dos 40% anteriores.

O Ministério das Finanças da China disse nesta sexta-feira que adotará tarifas adicionais de 34% sobre todos os produtos dos EUA a partir de 10 de abril, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, elevou as barreiras tarifárias ao seu nível mais alto em mais de um século nesta semana.

Empresas chinesas com ações listadas nos EUA despencavam, com a JD.com e a Alibaba caindo quase 8,5% cada e a Baidu perdendo 7,6%.

As empresas com exposição à China também caíam de forma generalizada, com megacaps como a Apple caindo 4,7%, a Nvidia perdendo 3,4% e a Amazon.com recuando 6%.

'Estamos começando a ver a inevitável retaliação dos parceiros comerciais globais dos Estados Unidos. O risco é que isso transforme um susto de recessão em uma recessão completa', disse Ben Laidler, chefe de estratégia de ações do Bradesco BBI.

O Dow Jones Industrial Average tinha queda de 2,95%, para 39.348,79 pontos, caindo 10% em relação ao seu fechamento recorde e em vias de confirmar uma correção. O S&P 500 caía 3,3%, para 5.216,99 pontos.

O índice CBOE de volatiliade, conhecido como o medidor de medo de Wall Street, atingiu seu nível mais alto desde agosto de 2024, com 37,66 pontos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.