Wall Street tem leve baixa enquanto mercados avaliam riscos tarifários e resultados de bancos
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street tinham leve baixa nesta sexta-feira, com os mercados avaliando a mais recente escalada na guerra comercial após a China aumentar suas tarifas sobre as importações dos Estados Unidos para 125%, enquanto analisavam os resultados de grandes bancos norte-americanos.
A confiança do consumidor dos EUA se deteriorou de forma acentuada em abril e as expectativas de inflação em 12 meses subiram para o maior nível desde 1981, em meio à inquietação com a escalada das tensões comerciais.
O Índice de Opinião do Consumidor da Universidade de Michigan caiu para 50,8 neste mês, de uma leitura final de 57,0 em março. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice cairia para 54,5.
A China retaliou os EUA depois que o presidente Donald Trump redobrou a pressão sobre o país asiático na quinta, aumentando as tarifas dos produtos chineses para uma taxa efetiva de 145%, mesmo tendo anunciado um adiamento de 90 dias para as taxas da maioria dos parceiros comerciais.
Nos últimos dias, as ações têm demonstrado enorme volatilidade em resposta aos anúncios de tarifas. Wall Street caiu por quatro sessões consecutivas, antes de se recuperar na quarta-feira, com o S&P 500 registrando seu maior salto percentual em um dia desde outubro de 2008.
No entanto, as ações caíram novamente na quinta-feira e estavam mais de 7% abaixo dos níveis observados antes da semana passada, quando as tarifas 'recíprocas' de Trump provocaram a queda do mercado.
Enquanto isso, o JPMorgan Chase ganhava 2,1% após superar as estimativas de lucro para o primeiro trimestre, enquanto o Wells Fargo e o Morgan Stanley caíam após divulgarem seus resultados trimestrais.
Os executivos dos bancos alertaram que as tarifas abrangentes podem fomentar os riscos e pesar sobre o crescimento econômico.
O Dow Jones caía 0,31%, a 39.472,65 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,25%, a 5.254,62 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,16%, a 16.361,18 pontos.
As ações de megacaps estavam mistas, com a Meta caindo 1,8% e a Nvidia ganhando 1,7%.
(Reportagem de Shashwat Chauhan e Purvi Agarwal em Bengaluru)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO