Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Waymo vai expandir frota de carros sem motorista em São Francisco após aprovação

Waymo vai expandir frota de carros sem motorista em São Francisco após aprovação

Reuters

20/05/2025

Placeholder - loading - Carro autônomo da Waymo se deslocando por rua em São Francisco. REUTERS/Paresh Dave
Carro autônomo da Waymo se deslocando por rua em São Francisco. REUTERS/Paresh Dave

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Waymo, unidade de carros autônomos da Alphabet, recebeu aprovação do Estado norte-americano da Califórnia para expandir operações em mais áreas da Península de São Francisco e mais ao sul, incluindo San Jose.

A permissão da Waymo na Califórnia ocorre no momento em que a Tesla se prepara para lançar um serviço táxis-robôs em Austin, no Estado do Texas, no próximo mês. O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que a montadora expandirá o serviço para a Califórnia ainda este ano.

A Waymo pediu licença para expandir suas operações em março e recebeu 23 respostas em apoio e nenhum protesto das partes interessadas, disse a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia em comunicado.

A Waymo, no entanto, disse na segunda-feira que não expandirá os serviços na área da Baía de San Francisco imediatamente.

'Queremos levar o Waymo One para mais áreas da região da baía, e qualquer expansão do serviço ocorrerá metodicamente ao longo do tempo', disse um porta-voz da empresa. O representante não forneceu nenhuma razão para essa decisão e disse que não há 'nenhum plano iminente ou cronograma para compartilhar'.

A Waymo é a única empresa dos EUA a operar serviços de táxis sem motorista que cobram pelas viagens. A empresa tem mais de 1.500 veículos nas ruas de São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin, Texas, e realiza mais de 250 mil corridas por semana.

As empresas de veículos autônomos têm sido submetidas a uma maior fiscalização após um grave incidente em 2023 em São Francisco envolvendo um carro autônomo da Cruise, controlada pela General Motors, que posteriormente encerrou suas operações.

A Waymo, que tem aumentado presença de forma constante, está fazendo recall de mais de 1.200 veículos autônomos para atualização de software e tentar fazer com que os carros não colidam contra objetos como correntes, portões e outras barreiras nas estradas, informou a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) na semana passada.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753))

REUTERS AAJ

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.