Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Wet Wet Wet é o artista da semana

Banda escocesa é um clássico na programação da Antena 1

Lucca Magro

16/11/2020

Placeholder - loading - Wet Wet Wet – Photshoot/Divulgação
Wet Wet Wet – Photshoot/Divulgação

Formada nos anos oitenta, a banda escocesa Wet Wet Wet se tornou popular em mil novecentos e noventa e quatro, quando regravou o sucesso dos anos sessenta “Love Is All Around”, da banda The Troggs, que fez parte da trilha sonora do filme “Quatro Casamentos e um Funeral”. Confira mais sobre a história e carreira do artista abaixo, e você pode descobrir mais ouvindo o podcast do artista clicando aqui.

Veja também: Letra e Tradução Love Is All Around, da Wet Wet Wet

A banda é originalmente composta por Neil Mitchell nos teclados, Graeme Clark no baixo, Tommy Cunningham na bateria e Neil Mitchell, Mark McLachlan nos vocais e Lindsey McCauley na guitarra. O grupo teve origem na Clydebank High School, na Escócia, em 1982, sob o nome de Vortex Motion. A mudança no nome do grupo se deu a partir de uma frase da canção de 1982 “Gettin’ Havin’ & Holdin’”, da banda pop britânica Scritti Politti. À época, outros grupos famosos já haviam adotado nomes com palavras duplicadas, como Duran Duran e Talk Talk.

O primeiro hit da banda Wet Wet Wet foi uma versão cover de “With a Little Help from My Friends”, dos Beatles, gravada em prol da instituição de caridade ChildLine. O segundo álbum de estúdio do grupo, “Holding Back the River”, lançado em mil novecentos e oitenta e nove, também produziu singles de sucesso, como “Sweet Surrender”. Mas o primeiro hit número um autoral do quarteto viria em 1992. Intitulado “Goodnight Girl”, o single fez parte do álbum “High on the Happy Side”, o terceiro do grupo escocês.

Após uma turnê para divulgar o álbum “10”, de 1997, o quarteto começou a ter alguns conflitos internos por disputas no compartilhamento de royalties. A receita acabou sendo dividida de forma desigual entre os membros do grupo, sendo que Cunningham, o baterista, ficou com a parte menor, o que levou à saída imediata do escocês, sob a justificativa de que “a banda não era mais um lugar saudável para se estar”.

Em 1999, o vocalista Mark McLachlan, conhecido como Pellow, também deixou o grupo para cuidar da saúde, após sucumbir ao álcool e ao vício nas drogas. Em março 2004, a banda decidiu se reunir mais uma vez para trabalhar em um oitavo álbum, o “The Greatest Hits”, que compilou os principais singles da carreira do grupo, além de ter lançado três faixas inéditas, como a famosa “All I Want”, que alcançou a 14ª posição na UK Singles Chart.

Após cinco anos sem subir aos palcos, a banda realizou um show em março 2012, em Glasgow Green, na Escócia, para comemorar 25 anos do lançamento de seu álbum de estreia, “Popped In, Souled Out”. No ano seguinte, o grupo decidiu lançar um novo compilado das melhores canções do repertório da banda, o “Step by Step: The Greatest Hits”, que também apresenta as faixas inéditas "Step by Step", "Sad Kinda Love" e "Playin 'Like a Kid".

Desde o início da pandemia de Covid-19, o quarteto tem compartilhado em seu canal oficial no YouTube uma série de performances caseiras, além de ter participado de alguns festivais virtuais e já planejar retornar aos palcos em uma turnê na Austrália, em setembro de 2021. Quer conhecer mais sobre a história de Wet Wet Wet e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.