WhatsApp é proibido em dispositivos da Câmara dos Deputados dos EUA, mostra memorando
WhatsApp é proibido em dispositivos da Câmara dos Deputados dos EUA, mostra memorando
Reuters
23/06/2025
WASHINGTON (Reuters) - O serviço de mensagens WhatsApp da Meta foi banido de todos os dispositivos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, de acordo com um memorando enviado a todos os funcionários da Câmara nesta segunda-feira.
O aviso dizia que o 'Escritório de Segurança Cibernética considerou o WhatsApp um alto risco para os usuários devido à falta de transparência na forma como protege os dados do usuário, à ausência de criptografia de dados armazenados e aos possíveis riscos de segurança envolvidos em seu uso'.
O memorando, do diretor administrativo, recomendou o uso de outros aplicativos de mensagens, incluindo a plataforma Teams da Microsoft, Wickr da Amazon.com, Signal e iMessage e FaceTime da Apple.
A Meta discordou da medida 'nos termos mais fortes possíveis', disse um porta-voz da empresa, observando que a plataforma oferece um nível mais alto de segurança do que os outros aplicativos aprovados.
Em janeiro, um representante do WhatsApp disse que a empresa israelense de spyware Paragon Solutions tinha como alvo muitos de seus usuários, incluindo jornalistas e membros da sociedade civil.
A Câmara já baniu outros aplicativos dos dispositivos dos funcionários no passado, incluindo o aplicativo de vídeos curtos TikTok em 2022 devido a questões de segurança.
(Reportagem de Courtney Rozen; reportagem adicional de Kritika Lamba em Bengaluru)
Reuters