XP fecha acordo para comprar participação minoritária na Criteria
Publicada em
(Reuters) - A XP anunciou nesta segunda-feira acordo para a aquisição de uma participação minoritária na Criteria Investimentos, que tem R$15 bilhões em ativos sob custódia, para aumentar o 'share of wallet' e a recomendação dos serviços a potenciais clientes.
'O negócio deve acelerar a jornada da Criteria rumo ao objetivo de se tornar referência em assessoria financeira no Brasil', afirma comunicado da XP, acrescentando a expectativa é de que a investida alcance R$70 bilhões em custódia até 2030. A XP não detalhou o valor da aquisição.
Pelo acordo, a identidade e gestão da Criteria serão preservadas, enquanto a XP terá presença no conselho de administração, mas sem interferência direta no operacional, que continuará sob o comando dos sócios atuais.
A XP tem uma parceira de 11 anos com a Criteria, que oferece soluções que vão além de carteiras de investimento, incluindo planejamento patrimonial, offshore, crédito, seguros, investment banking, mercado de capitais, fusões e aquisições.
O grupo, especializado no segmento middle market, tem 250 colaboradores e está presente em sete Estados brasileiros.
'Esse acordo permite que a gente consiga, por meio de uma estrutura societária em conjunto, alavancar o crescimento da Criteria de forma independente, preservando a essência da empresa e contando com toda a bagagem de conhecimento de mercado que a XP agrega', afirmou Rafael Wald Reissmann, sócio e responsável pelo segmento Wealth da Criteria Investimentos.
'Nossa prioridade é entregar os serviços e soluções com o mais alto nível de qualidade, e agora ganhamos velocidade nas iniciativas que nos aproximam do nosso cliente', acrescentou em comunicado sobre o acordo.
(Por Paula Arend Laier)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO