Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Xpeng pretende disponibilizar software de assistência a motoristas para todas cidades chinesas até 2024

Xpeng pretende disponibilizar software de assistência a motoristas para todas cidades chinesas até 2024

Reuters

31/03/2023

Placeholder - loading - Showroom da XPeng em Pequim 04/02/2023 REUTERS/Florence Lo
Showroom da XPeng em Pequim 04/02/2023 REUTERS/Florence Lo

XANGAI (Reuters) - A fabricante de veículos elétricos Xpeng disse nesta sexta-feira que está atualizando seu avançado software de assistência a motoristas e planeja disponibilizar todas as suas funções em toda a China até 2024, à medida que busca ganhar vantagem sobre sua concorrente norte-americana Tesla.

O Sistema Avançado de Assistência ao Motorista XNGP (Adas, na sigla inglês) da Xpeng é semelhante à tecnologia Full Self-Driving (Autodireção plena) da Tesla, lançada há quatro anos pela montadora norte-americana, mas ainda não disponível na China, apesar da vontade dos clientes.

A Xpeng oferece atualmente o sistema em Xangai, Guangzhou e Shenzhen, onde os motoristas dos modelos G9 Max e P7i Max da Xpeng podem contar com o software para completar a maioria das corridas em ruas urbanas sem intervenção, disse o vice-presidente da fabricante, Wu Xinzhou, em um evento à imprensa nesta sexta-feira.

Durante o restante do primeiro semestre deste ano, a Xpeng planeja atualizar seu sistema para permitir que, em mais cidades, os veículos respondam às sinalizações dos semáforos e evitem obstruções como obras, pedestres e ciclistas nos cruzamentos, de acordo com a empresa.

Novas atualizações no segundo semestre permitirão que os veículos mudem de faixa automaticamente, ultrapassem e virem à esquerda ou à direita, disse a companhia.

O objetivo é que o software esteja disponível e funcional em toda a China até 2024, acrescentou.

A Xpeng também está trabalhando em sua tecnologia para que futuras atualizações do XNGP não dependam mais de mapas, onde há restrições regulatórias chinesas, mas de algoritmos e sensores.

A Xpeng tem contado com a tecnologia para atrair clientes depois que suas vendas de carros caíram mais de 40%, a 11.228 unidades, nos primeiros dois meses do ano, abaixo do segmento geral de veículos elétricos na China.

A Tesla vendeu 60.766 veículos elétricos na China no mesmo período, 43% a mais do que um ano atrás.

No entanto, a Tesla tem enfrentado reclamações, investigações e processos nos Estados Unidos de que a empresa superestima a eficácia e segurança do piloto automático e do sistema de autodireção plena de seus veículos elétricos.

(Reportagem de Zhang Yan, Brenda Goh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.