Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Zelenskiy recebe promessa tcheca de mais munição e treinamento de pilotos em visita a Praga

Zelenskiy recebe promessa tcheca de mais munição e treinamento de pilotos em visita a Praga

Reuters

05/05/2025

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e presidente da República Tcheca, Petr Fiala, durante coletiva de imprensa, em Praga 05/05/2025 REUTERS/Eva Korinkova
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e presidente da República Tcheca, Petr Fiala, durante coletiva de imprensa, em Praga 05/05/2025 REUTERS/Eva Korinkova

PRAGA (Reuters) - A República Tcheca ampliará o treinamento de pilotos ucranianos e manterá um programa de fornecimento de munição para a Ucrânia, disse o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, nesta segunda-feira, após receber o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Zelenskiy esteve em Praga como parte dos esforços intensificados para reunir parceiros europeus, enquanto o governo dos Estados Unidos pressiona por um cessar-fogo na guerra de mais de três anos.

Os tchecos têm sido fortes apoiadores de Kiev, liderando um esforço para fornecer projéteis para a Ucrânia usando financiamento de aliados, que entregaram cerca de 1,5 milhão de cartuchos no ano passado.

Fiala disse nesta segunda-feira que meio milhão de projéteis já haviam sido entregues desde o início de 2025. Zelenskiy e o presidente tcheco, Petr Pavel, disseram no domingo que 1,8 milhão de cartuchos poderiam ser entregues neste ano.

Em uma coletiva de imprensa com Zelenskiy, Fiala disse que uma Ucrânia bem armada é a melhor garantia de segurança na Europa. Ele disse que a República Tcheca expandirá o treinamento de pilotos ucranianos, inclusive para jatos F-16, sem dar detalhes.

Embora a República Tcheca não possua F-16s, ela forneceu simuladores para a Ucrânia. Zelenskiy apoiou os esforços para uma escola de treinamento ucraniano-tcheca para F-16. 'Estamos prontos para implementar esse projeto o mais rápido possível', disse ele.

Zelenskiy disse no domingo, no início de sua visita a Praga, que um cessar-fogo com a Rússia é possível a qualquer momento.

Ele pediu aos aliados que exerçam maior pressão sobre a Rússia e disse que ele e o presidente dos EUA, Donald Trump, concordaram que um cessar-fogo de 30 dias é o primeiro passo para acabar com a guerra.

(Por Jan Lopatka em Praga e Yuliia Dysa em Gdansk)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.