Após alerta do Google, Defesa Civil de SP nega terremoto
Aviso foi enviado para celulares com sistema Android na madrugada desta sexta-feira (14)
Publicada em
O Google emitiu um alerta de terremoto, na madrugada desta sexta-feira (14), para moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro que têm celular com sistema operacional Android. De acordo com o aviso, disparado por volta das 2h20, o tremor de magnitude 5,5 teria sido registrado no mar, a cerca de 55 km de Ubatuba, no litoral norte paulista.
A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que “não emitiu nenhum alerta de terremoto” e que, de acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), não foi houve nenhum abalo sísmico no estado.
Em sua página de suporte, o Google informa que nas regiões em que estiver disponível, o Google Play Services pode usar sua localização ou outras informações do smartphone para fornecer determinados serviços para segurança e emergência. O texto afirma que “o Android pode enviar um alerta segundos antes de um terremoto para que você procure um local seguro mais rapidamente”.
Chuvas
A passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo aumenta a possibilidade de chuvas intensas nesta sexta-feira (14). Segundo a Defesa Civil, as precipitações serão generalizadas por todo o estado, mas terão maior intensidade nos municípios da faixa leste (o que inclui a Grande São Paulo, Litoral e Vale do Paraíba), além das regiões de Campinas e Sorocaba.
Este cenário deve persistir até sábado (15). No domingo (16), o risco para chuvas diminui e São Paulo volta a registrar altas temperaturas em todas as regiões do estado.
Durante as chuvas intensas, a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. A Defesa Civil alerta que um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.
Outra recomendação é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis, que podem cair e atrair raios.
Escrito por Redação, com informações da Agência Brasil
SALA DE BATE PAPO