Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após ameaça de sanções de Trump, Kremlin diz que Rússia e EUA trabalham por ideias de paz na Ucrânia

Placeholder - loading - Presidente russo Vladimir Putin em Murmansk  27/3/2025   Sputnik/Sergei Karpukhin/Pool via REUTERS
Presidente russo Vladimir Putin em Murmansk 27/3/2025 Sputnik/Sergei Karpukhin/Pool via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta segunda-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que estava 'irritado' com Vladimir Putin, que os EUA e a Rússia estão trabalhando em ideias sobre um possível acordo de paz na Ucrânia e na construção de laços bilaterais.

Trump afirmou à NBC News no domingo que estava muito irritado depois que o presidente russo criticou na semana passada a credibilidade da liderança do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, informou a rede de televisão.

Trump disse que seria forçado a impor tarifas secundárias de 25% a 50% sobre os compradores de petróleo russo se achasse que Moscou estava bloqueando seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia. China e Índia são grandes compradores do petróleo russo.

Questionado sobre os comentários de Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou continua a trabalhar com Washington e que Putin permanecia aberto a contatos com Trump.

Uma ligação entre Trump e Putin pode ser marcada em curto prazo, se necessário, embora nenhuma ligação estivesse programada para esta semana, segundo ele.

'Continuamos a trabalhar com o lado norte-americano, em primeiro lugar, para construir nossas relações bilaterais, que foram muito prejudicadas durante o governo anterior', disse Peskov.

'E também estamos trabalhando na implementação de algumas ideias relacionadas ao acordo com a Ucrânia. Esse trabalho está em andamento, mas até o momento não há detalhes específicos que possamos ou devamos informar. Esse é um processo demorado, provavelmente devido à sua complexidade.'

Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump adotou uma postura mais conciliatória em relação à Rússia, o que deixou os aliados ocidentais cautelosos enquanto ele tenta intermediar o fim da guerra na Ucrânia.

Seus comentários sobre Putin no domingo refletem sua crescente frustração com a falta de movimento em um cessar-fogo.

'Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para acabar com o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que a culpa é da Rússia... Vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sair da Rússia', afirmou Trump.

'Isso significaria que, se você comprar petróleo da Rússia, não poderá fazer negócios nos Estados Unidos', disse Trump. 'Haverá uma tarifa de 25% sobre todo o petróleo, uma tarifa de 25 a 50 pontos sobre todo o petróleo.'

Mais tarde, Trump disse aos repórteres que estava desapontado com Putin, mas acrescentou: 'Acho que estamos progredindo, passo a passo.'

Trump declarou que pode impor as novas medidas comerciais dentro de um mês.

(Reportagem de Gleb Stolyarov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos ameaca de sancoes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.