Bessent diz que 'desintoxicação' da economia dos EUA não precisa gerar recessão
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quinta-feira que não está preocupado com a recente volatilidade em Wall Street, afirmando em entrevista à CNBC que o governo do presidente Donald Trump está focado em ganhos de médio e longo prazo para os mercados e os norte-americanos.
Bessent, que na semana passada afirmou que a economia do país está passando por uma 'desintoxicação' ao transicionar de gastos governamentais para o setor privado, disse que essa transição não significa necessariamente que o país entrará em recessão, mesmo que Trump não tenha descartado a possibilidade.
Questionado se esse período de desintoxicação é sinônimo de recessão, Bessent disse: 'De forma alguma. Não precisa ser, porque isso dependerá da velocidade com que o bastão será entregue. Nosso objetivo é fazer uma transição tranquila.'
Os mercados dos EUA têm mostrado volatilidade em meio às políticas comerciais imprevisíveis de Trump, incluindo tarifas, à medida que os investidores ponderam sobre as incertezas e os conflitos crescentes com parceiros comerciais que podem estimular a inflação e prejudicar o crescimento.
'Estamos focados na economia real', disse Bessent à CNBC. 'Se você começar a olhar para o horizonte próximo, as ações se tornam muito arriscadas. Portanto, nosso foco é o médio e o longo prazo.'
Os investidores também estão observando se o Congresso aprovará um projeto para manter o governo federal operando após o prazo final de financiamento na sexta-feira, quando os gastos expiram. Bessent disse que um fracasso em aprovar a legislação de gastos seria 'incrivelmente perturbador'.
(Por David Lawder e Susan Heavey)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO