Casa Branca vai realizar reunião sobre o TikTok
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá considerar na quarta-feira uma proposta final relacionada ao TikTok, antes do prazo de 5 de abril para que o aplicativo encontre um comprador não chinês ou enfrente uma proibição no país, disse uma autoridade da Casa Branca à Reuters.
Haverá uma reunião no Salão Oval envolvendo o vice-presidente JD Vance, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, o conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, e a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, afirmou a autoridade, confirmando uma reportagem da CBS News.
A firma de private equity Blackstone está discutindo a possibilidade de se juntar aos atuais acionistas não chineses da ByteDance, liderados por Susquehanna International Group e General Atlantic, para contribuir com novo capital e fazer uma oferta pelo negócio do TikTok nos EUA, noticiou a Reuters na semana passada.
No domingo, Trump disse que um acordo com a ByteDance para vender o aplicativo de vídeos curtos, usado por 170 milhões de norte-americanos, seria fechado antes do prazo de 5 de abril.
A empresa de capital de risco norte-americana Andreessen Horowitz está em discussões para investir no TikTok como parte de um esforço liderado por Trump para ganhar controle do aplicativo, noticiou o Financial Times nesta terça-feira.
O TikTok e a Andreessen Horowitz não responderam imediatamente às solicitações de comentário da Reuters.
As negociações sobre o futuro do TikTok estão se concentrando em um plano para que os maiores investidores não chineses da ByteDance aumentem suas participações e adquiram as operações do aplicativo de vídeos curtos nos EUA, conforme noticiado pela Reuters no mês passado.
(Reportagem de David Shepardson e Nandita Bose em Washington e Juby Babu na Cidade do México)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO