Importações de petróleo ficam de fora de novas tarifas de Trump
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - As importações de petróleo, gás e combustíveis ficaram de fora das novas e abrangentes tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a Casa Branca nesta quarta-feira.
A isenção será um alívio para o setor petrolífero dos EUA, que havia expressado preocupação de que as novas tarifas pudessem interromper os fluxos e aumentar os custos pelo país, do petróleo canadense que atende refinarias do Meio-Oeste às cargas europeias de gasolina e diesel para a Costa Leste.
Trump anunciou nesta quarta-feira que irá impor uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos Estados Unidos e taxas mais altas sobre dezenas dos maiores parceiros comerciais do país, aprofundando uma guerra comercial que ele iniciou em seu retorno à Casa Branca.
As proteções comerciais, no entanto, não se aplicam às importações de energia do Canadá ou do México -- que já estão isentas sob os termos do acordo de livre comércio entre Estados Unidos, México e Canadá -- nem se aplicam às importações de energia de qualquer outro país, disse uma autoridade da Casa Branca.
O Canadá e o México são os dois maiores fornecedores de petróleo para os Estados Unidos, enquanto a Europa é uma fonte significativa de combustível importado para a Costa Leste dos EUA, que tem uma escassez de refinarias.
(Reportagem de Jarrett Renshaw)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO