Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nasa e SpaceX lançam missão para buscar astronautas na Estação Espacial

Placeholder - loading - Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams no Centro Espacial Kennedy no dia da missão que os levou à Estação Espacial Internacional 01/06/2024 REUTERS/Joe Skipper
Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams no Centro Espacial Kennedy no dia da missão que os levou à Estação Espacial Internacional 01/06/2024 REUTERS/Joe Skipper

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) - A Nasa e a SpaceX lançaram nesta sexta-feira uma missão há muito esperada para a Estação Espacial Internacional, a Crew-10, que lhes permitirá trazer de volta para casa os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams, que estão no laboratório orbital há nove meses.

O foguete Falcon 9 da SpaceX decolou às 20h03 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, levando quatro astronautas que substituirão Wilmore e Williams, ambos astronautas veteranos da Nasa e pilotos de teste aposentados da Marinha dos EUA, que foram os primeiros a voar na cápsula Starliner da Boeing para a ISS em junho.

Mas problemas com o sistema de propulsão da Starliner durante seu voo para a ISS atrasaram o que se esperava que fosse uma estadia de oito dias. A Nasa considerou muito arriscado para os astronautas voltarem para casa na nave da Boeing, o que levou ao plano atual de trazê-los para casa em uma cápsula da SpaceX.

A situação também se envolveu com política, pois o presidente Donald Trump e seu conselheiro Elon Musk, presidente-executivo da SpaceX, alegam, sem provas, que o ex-presidente norte-americano Joe Biden deixou 'Butch e Suni' na estação por motivos políticos.

'Viemos preparados para ficar muito tempo, embora tenhamos planejado ficar pouco tempo', disse Wilmore, acrescentando que, do seu ponto de vista, a política não desempenhou nenhum papel na decisão da Nasa de mantê-los na ISS até a chegada da Crew-10.

'É disso que se trata o programa de voos espaciais humanos: planejar para contingências desconhecidas e inesperadas, e nós fizemos isso', disse ele.

A dupla de astronautas tem feito pesquisas científicas e manutenção de rotina com os outros astronautas da estação espacial, e permaneceu em segurança, disse a Nasa.

Quando a nova tripulação chegar a bordo da estação, Wilmore, Williams e dois outros -- o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov -- poderão retornar à Terra em uma cápsula que está acoplada à estação desde setembro, como parte da missão anterior Crew-9.

Wilmore e Williams não podem partir até que a nova nave Crew-10 chegue para que a ISS tenha astronautas norte-americanos suficientes para a manutenção, de acordo com a Nasa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nasa e spacex tentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.