Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop

Com o álbum “Future Nostalgia”, a aniversariante criou uma identidade musical só sua

Fernanda Aranha

22/08/2023

Placeholder - loading - Foto: Reprodução / O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop
Foto: Reprodução / O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop

Dia de comemorar! Nesta terça-feira (22), Dua Lipa completa 28 anos. Com timbre potente e composições hipnotizantes, a cantora chamou atenção do mundo quando, com o álbum “Future Nostalgia”, popularizou influências Disco para uma geração acostumada com as masterizações típicas do Pop.

Imagem de conteúdo da notícia "O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop" #1
Toque para aumentar

Dua Lipa coleciona hits desde o momento em que foi lançada ao mercado da música. Em 2017, como parte da promoção de seu álbum de estreia autointitulado, a cantora lançou “New Rules”, faixa que acumula quase 3 bilhões de visualizações no Youtube e que se tornou viral logo de cara.

Contudo, engana-se quem pensa que Dua Lipa limita-se a canções que viralizaram. “New Rules” é apenas a ponta do Iceberg.

Em 2020, a artista colocou o mundo para dançar - mesmo que dentro do isolamento de suas próprias casas - com o lançamento de “Future Nostalgia” e, o que seria a clássica provação que todo artista em ascensão passa com o seu segundo projeto de estúdio, acabou se transformando em algo muito maior. A identidade visual e musical da coletânea chegaram com tanta força e singularidade que alavancaram a carreira de Dua Lipa a outro patamar.

Imagem de conteúdo da notícia "O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop" #2
Toque para aumentar

Desde o momento em que foi anunciado, em 2019, “Future Nostalgia” deixou o público intrigado com um nome tão enigmático, afinal, o que significa Nostalgia do Futuro? Dua Lipa não se deu ao trabalho de explicar, pois sabia que suas músicas o fariam.

De antemão, as coisas não haviam mudado tanto: a maioria dos singles do disco viralizou como nunca, principalmente porque foram lançados no momento de expansão do Tik-Tok, que mais para frente se revelaria como uma plataforma precursora de tendências.

Entretanto, a dinâmica não era a mesma que fez com que “New Rules” hitasse. Com “Future Nostalgia”, o movimento foi outro e tudo porque a coletânea era um show de referências.

As batidas das canções eram, sem dúvidas, diferentes do que o mercado estava acostumado nos últimos anos, principalmente vindo de artistas na faixa dos 20 anos. “Future Nostalgia” era uma reinvenção daquilo que, na década de 70, arrastou o público para a pista de dança. Os samples da era Disco estavam lá, mas misturados com um Pop chiclete, e foi assim que o álbum atingiu o topo.

Além das inspirações de gêneros musicais, o álbum traz também sutis homenagens a outros gigantes da músicas. A coletânea passa por nomes como Madonna, Prince, Gloria Gaynor e Nile Rodgers.

Imagem de conteúdo da notícia "O Conceito Dua Lipa: 28 anos da artista que repaginou o Pop" #3
Toque para aumentar

Algumas músicas são revisitações mais claras, como é o caso de “Physical”, uma das mais viciantes faixas de “Future Nostalgia”. Tão viciante quanto a canção de mesmo nome lançada em 1981 por Olivia Newton-John.

Assim como “Physical”, “Break My Heart” é outra faixa que também traz referências bem escancaradas. Nesse caso, a inspiração vem dos gigantes do Rock dos anos 70, INXS e sua música “Need You Tonight”. O riff de guitarra é perceptível em qualquer lugar, ao mesmo tempo que passou por um processo de modernização que o tornou de Dua.

A aclamação por trás de “Future Nostalgia” não se limitou apenas ao público, a crítica também foi hipnotizada pela genialidade de Dua Lipa. No 63º Grammy Awards, a cantora recebeu seis indicações pelo projeto: Gravação do Ano, Música do Ano e Melhor Performance Solo de Pop por “Don’t Start Now”; Melhor Performance Pop de Duo/Grupo por “Un Día”; Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop por “Future Nostalgia”.



Na data de hoje (22), Dua Lipa inicia um novo ano em que promete e indica ser o momento do lançamento de um novo álbum, o sucessor de “Future Nostalgia” - um peso e tanto. As expectativas em cima da artista são grandes, assim como a aclamação que a acompanha. Dua Lipa chega a casa dos 28 anos com muito para comemorar.



Leia também: DUA LIPA DÁ OS TOQUES FINAIS EM SEU PRÓXIMO DISCO

DIRETOR DE CINEBIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON FALA SOBRE FILME


Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.