Trump exalta investimento de US$20 bi pela CMA CGM
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que a empresa Francesa CMA CGM vai investir U$20 bilhões nos EUA para a construção de instalações de logística e terminais marítimos.
Trump disse a jornalistas que vai anunciar, na próxima semana ou na seguinte, um novo programa para construir navios nos EUA, incluindo incentivos.
A CMA CGM é a terceira maior empresa de transporte em contêineres do mundo.
O CEO da companhia, Rodolphe Saade, que se reuniu com Trump no Salão Oval, confirmou os U$20 bilhões em investimentos e a esperada criação de 10 mil empregos.
A indústria de transporte marítimo encara um momento de incerteza diante dos planos do governo Trump de impor tarifas e taxas portuárias sobre navios chineses, ameaçando assim abalar o comércio marítimo.
O investimento de U$20 bilhões ao longo de quatro anos deve incluir a expansão de portos de contêineres e a criação de um centro aéreo de carga em Chicago, com cinco novos aviões cargueiros 777, da Boeing, todos pilotados por norte-americanos, afirmou a CMA CGM em comunicado.
Saade, um bilionário franco-libanês que controla a CMA CGM com outros membros da família, disse a Trump na Casa Branca que seu grupo também quer apoiar a construção de navios de contêineres e que deve fazer um anúncio 'nas próximas semanas'.
A empresa ainda pretende aumentar seu número de embarcações com bandeira dos EUA de 10 para 30, acrescentou.
A CMA CGM opera terminais portuários em Nova York e Los Angeles, comprados como parte de investimentos multibilionários que usaram lucros recordes obtidos durante um boom de transporte marítimo pós-Covid.
A empresa, que tem sede em Marselha, é a maior transportadora de carga para a gigante varejista norte-americana Walmart.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt, Andrea Shalal, Gus Trompiz e Lisa Baertlein)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO